Neste mundo de transformações extremas e dietas desesperadas, existem duas ações definitivas que trazem uma perda de peso eficaz a longo prazo:
1) Um plano de refeições de alta nutrição e alta proteína e baixas calorias
2) Rotina de exercícios regular e consistente.
Esqueça as pílulas mágicas que dissolvem a gordura ou a sauna que envolve o vapor. Há, no entanto, ervas para perda de peso que podem suplementar – não substituir – uma alimentação saudável e exercício físico.
Estas ervas podem ajudar a aumentar a eficiência digestiva e metabólica do corpo e facilitar o processo de gestão de peso e saúde a longo prazo. O princípio por trás da perda de peso é que a ingestão de energia não deve exceder o gasto de energia.
O que você come deve ter menos calorias do que o que você coloca no dia-a-dia. Um corpo composto de músculo magro (construído a partir de proteína e exercício) usará mais calorias do que um corpo não exercido.
Há todas as razões para manter um regime de exercícios sólidos e alto consumo de proteína, porque você precisa de ambos para transformar seu corpo em uma máquina de queima de gordura.
Algumas ervas que podem ajudar a perda de peso e tornar este processo mais eficiente são chá verde, sementes de linhaça, psyllium e cromo. O chá verde não é apenas um poderoso anti-oxidante, mas também um queimador de gordura.
De acordo com um estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition (janeiro de 2005), consumir chá verde rico em catequinas leva a uma diminuição da gordura corporal e do colesterol.
Estes compostos melhoram a atividade do sistema nervoso ao nível da célula adiposa, fazendo com que ela libere mais gordura.
Em outro estudo recente, um grupo de indivíduos recebeu extrato de chá verde (com 150 mg de cafeína) e 375 mg de catequinas três vezes ao dia. Um segundo grupo recebeu apenas 150 mg de cafeína e um terceiro grupo recebeu placebo.
Esses indivíduos passaram três períodos de 24 horas em uma câmara de energia durante a qual receberam chá verde, cafeína ou placebo três vezes ao dia.
Os resultados mostram definitivamente que o grupo do chá verde queimou a maior parte da energia – quase 5% mais quando comparado com aqueles que receberam apenas o placebo e 3,2% mais do que aqueles que receberam apenas a cafeína.
Além disso, a queima de gordura aumentou no grupo de chá verde. Os pesquisadores especulam que um composto antioxidante especial no chá verde chamado EEG pode desencadear a oxidação da gordura e a termogênese (queima de gordura).
O que também é interessante é que a capacidade máxima de dissolução de gordura do chá verde vem do chá em forma de concentrado, que fornece os benefícios de 5-6 xícaras de chá em uma única dose de chá em pó.
O chá verde é uma erva que demonstrou eficácia no incentivo à perda de peso. As sementes de linhaça fornecem ácidos graxos essenciais que são os blocos de construção que o corpo usa para produzir gorduras.
O corpo deve obter vários tipos de gorduras (óleo de peixe, óleo de linhaça) não apenas para garantir uma boa saúde, mas para estabilizar o nível de açúcar no sangue. O açúcar no sangue estabilizado significa apetite estabilizado.
Fome incomum e desejos por comida se desenvolvem em pessoas que não consomem gorduras essenciais suficientes.
Essas pessoas muitas vezes recorrem a um alto consumo de carboidratos (bagels, donuts, batatas fritas) porque seus corpos estão em uma busca frenética pelos nutrientes ausentes – as gorduras essenciais.
Além disso, o corpo tem uma inteligência própria; quando ele é privado de gorduras, o corpo irá diminuir sua taxa metabólica, armazenar gordura, bem como fazer gordura.
Um corpo privado de gorduras essenciais se transformará em uma máquina produtora de gordura. As sementes de linhaça são, portanto, uma outra forma de ferramentas à base de ervas para perda de peso.
O psyllium é uma fibra solúvel que vem das pequenas sementes pretas avermelhadas da planta Plantago Psyllium.
Sementes de Psyllium não só ajudam a aliviar a constipação, elas são eficazes na redução do colesterol e na promoção da perda de peso quando usadas em conjunto com exercícios e alimentação saudável.
O Psyllium ajuda a estabilizar o açúcar no sangue, o que também controla os desejos por comida.
O volume do psyllium aumenta a sensação de plenitude e saciedade quando é tomado em sua dose recomendada: 1-3 colheres de chá de psyllium em pó dissolvido em água, 3 vezes ao dia antes das refeições.
Em um estudo britânico, mulheres que tomaram psyllium com água 3 horas antes de uma refeição consumiram menos gordura e menos calorias durante a refeição. O cromo é um mineral encontrado em grãos integrais, batatas, ameixas secas, nozes e levedo de cerveja.
Parece ajudar o corpo a usar a insulina de forma mais eficiente, para que os níveis normais de açúcar no sangue sejam mantidos. O cromo também ajuda o corpo a quebrar proteínas e gorduras.
Em um estudo recente, as pessoas que consomem 400mcg de picolinato de cromo por dia perderam 6 quilos em 3 meses, enquanto outro grupo recebendo placebo perderam apenas 3 quilos.
O aspeto mais significativo do estudo foi que o peso perdido por aqueles que tomavam o suplemento de cromo era na forma de gordura corporal, não de músculo.
Embora todas as quatro ervas tenham demonstrado que podem ajudar a promover a perda de peso, elas não são pílulas mágicas e devem ser tomadas em conjunto com um programa sólido de nutrição e exercícios.
Na minha opinião que mais deve tomar além do Psyllium para emagrecer?
Na minha opinião, sempre que viável numa fase inicial, deve fazer uso de produtos tais como o Phenq que sendo um tratamento sem receita médica não possui contra indicações, e mesmo assim é verdadeiramente útil. Podem ver a minha opinião mais concreta sobre este tratamento na minha Resenha do Phenq.