A metformina tem um ingrediente ativo que é isolado e identificado. Este composto pertence a um grupo de medicamentos chamados biguanidas. A metformina consiste em dois anéis de guanidina ligados.
Embora tenha sido usada no tratamento da diabetes por mais de três décadas, os mecanismos exatos de ação permanecem mais ou menos um mistério e só recentemente os cientistas conseguiram diagnosticar o mesmo.
A metformina tem vários efeitos diferentes no metabolismo da glicose. Como resultado disso, há melhora na sensibilidade à insulina em tecidos como músculos e fígado.
As vantagens da metformina também incluem a diminuição da gliconeogênese ou a síntese de glicose de fontes não-carboidratos pelo fígado. O efeito geral da metformina ajuda a diminuir os níveis de glicose.
Porém, como a metformina é um agente euglicêmico, os níveis de glicose no sangue não caem abaixo do normal e, portanto, os episódios de hipoglicemia não ocorrem.
Benefícios no metabolismo lipídico
Também tem vários benefícios no metabolismo lipídico e, portanto, ocorre a diminuição dos ácidos graxos circulantes. Também ajuda a reduzir o VLDL, que também está envolvido em causar doenças cardiovasculares, como a circulação de ácidos graxos.
Existem várias razões para estar acima do peso, uma delas é a insulina. Esta forma de gordura é armazenada principalmente na sua barriga. À medida que a pessoa come, o nível de açúcar no sangue aumenta.
Quanto mais o nível aumenta, mais insulina é liberada no pâncreas. A insulina pode engordar, agindo sobre o cérebro para estimular sinais de fome. Isso leva o fígado a fabricar gordura e as células adiposas da barriga a se encherem de gordura.
A melhor maneira de tratar essa forma de obesidade é evitar alimentos que causam o maior aumento no açúcar no sangue. Também é recomendável tomar medicamentos que impedem o aumento dos níveis de açúcar no sangue.
Todas as formas de produtos de panificação, massas e alimentos feitos de farinha, sucos de frutas e produtos com adição de açúcar devem ser evitados. Frutas e vegetais de raiz, como batatas, devem ser consumidos apenas nas refeições.
O açúcar ingerido pelo organismo chega ao intestino através da corrente sanguínea e entra no fígado. A metformina contém glicófago, que reduz a liberação de açúcar no fígado para atingir os níveis de açúcar no sangue e aumentá-los muito alto.
Portanto, o corpo não precisa produzir tanta insulina que o deixa com fome. Portanto, o fígado não converte açúcar em gordura. Existem vários outros benefícios da metformina além da cura do diabetes e está perdendo peso.
Mas a metformina não é eficaz quando o sangue é ácido devido ao excesso de ácido lático.
Existem várias pesquisas que mostram que os exercícios aumentam o ácido lático, mas não causam níveis de ácido no sangue altos o suficiente para reduzir os benefícios do Glucophage.
Metformina ajuda a diminuir os níveis de insulina
A metformina ajuda a diminuir os níveis de insulina, que são muito úteis na cura do diabetes. A metformina também é um tratamento eficaz para diferentes tipos de diabetes.
Uma vez que atua na fonte do problema, ajuda a combater a resistência à insulina e também previne e atrasa o aparecimento do diabetes tipo 2, o que leva à tolerância à glicose e à resistência à insulina.
Também ajuda a reduzir o risco de morte relacionada ao diabetes, ataques cardíacos e derrames de várias outras doenças.
Na minha opinião que mais deve fazer além de metformina para emagrecer?
Na minha singela opinião, sempre que tiver oportunidade numa primeira fase, fazer uso de tratamentos tais como o Phenq que sendo um tratamento de origem natural não possui contraindicações, e mesmo assim é realmente infalível.
Podem ver a minha opinião mais aprofundada sobre este tratamento na minha Resenha do Phenq.