Vamos ser sinceros: muitas pessoas têm um sério mal-entendido de yoga. Para cada pessoa que sabe o quão eficaz o yoga pode ser na manutenção de uma perspetiva positiva, melhorando a postura e a digestão, mantendo-se em boa saúde e mantendo uma energia de alto nível apenas para você passar o dia, provavelmente há uma dúzia de céticos que acham que é tudo apenas bobagem da nova era.
Talvez não possamos convencer a todos que o yoga é muito mais do que coisas hippies ineficazes, mas se pudermos resumir o conceito da cultura tradicional do yoga rapidamente, pode ser apenas um começo.
Uma Breve História do Yoga
Não está clara exatamente quando a prática do Yoga começou na Índia, mas pode ter sido em 3300 a.C.
Existem cinco ramos principais no yoga: Raja, Hatha, Jnana, Bhakti e Karma, mas o Hatha Yoga é provavelmente o único que realmente precisamos discutir em relação à saúde e fitness.
Yogi Swatmarama, um sábio indiano do século XV, desenvolveu o Hatha Yoga como uma maneira de se preparar para uma intensa meditação, submetendo-se primeiro a um intenso treinamento físico.
Quer o objetivo final de uma pessoa seja ou não iluminação, os benefícios físicos da prática provaram ser eficazes.
Yoga para perda de peso
Mesmo que você acredite no potencial do yoga para manter seu corpo saudável, você ainda pode estar perguntando, o yoga é realmente tão eficaz em ajudar a perder peso? Vamos começar dizendo que o Hatha yoga é um exercício intensivo e baixo.
exercício de impacto, envolvendo muitos alongamentos e condicionamentos que ajudam o fluxo sanguíneo de maneira mais suave e que ajudam na digestão saudável.
Um dos principais objetivos do yoga é manter os órgãos intestinais, a fim de melhorar a digestão e minimizar a quantidade de alimentos ou resíduos não digeridos em nossos corpos, sem ter que recorrer a rotinas de limpeza invasivas.
Uma sessão de ioga de baixa intensidade não queima tantas calorias quanto outros exercícios. Uma mulher comum pode queimar 150 calorias em uma sessão de Hatha yoga de uma hora e 300 calorias ao caminhar rapidamente por uma hora.
O Ashtanga Yoga e o Power Yoga, por outro lado, queimam cerca de 300 calorias por hora e o Vinyasa Yoga (também conhecido como fluxo de yoga) pode queimar ainda mais.
Se você está começando o Yoga e planeja manter a sua rotina lenta e constante, a maneira mais rápida de ver os resultados da perda de peso é combinar sua prática de ioga com um plano de dieta saudável e exercícios aeróbicos.
Ainda assim, é importante entender que a perda de peso é muito mais do que calorias. O yoga pode realmente proporcionar um melhor relacionamento com seu corpo, o que pode realmente ajudá-la na jornada de perda de peso.
À medida que você aprofundar a sua compreensão da maneira como a mente e o corpo se relacionam através de uma prática dedicada de Yoga, não se surpreenda se sua mentalidade e hábitos começarem a mudar, o que, por sua vez, pode facilitar muito a saúde e mudanças em seu corpo.
Por que os iogues são tão magros? Uma das razões pelas quais os mestres da ioga são tão magros geralmente é por causa de sua dieta.
A dieta tradicional do iogue é estritamente vegetariana e livre de cafeína; no entanto, você ainda pode aprender a se alimentar bem do yoga sem se tornar um monge.
Aqui estão algumas regras simples para aqueles que ainda não estão dispostos a desistir de hambúrgueres e café: A Dieta do Yoga para o Iogue Diário – Beba muita água – Coma muitos legumes e frutas – Coma alimentos apimentados e carne vermelha apenas com moderação é isso aí.
Uma dieta mais saudável, além de sessões intensivas de exercícios Hatha, e você certamente verá resultados, tanto em seu corpo quanto em sua mente.
Se você deseja aumentar a sua perda de peso e queima de calorias, tente o Power Yoga, que também pode lhe proporcionar um exercício aeróbico.
Iniciando sua rotina de ioga
O que você precisará para começar a ioga será uma roupa confortável (nada sofisticado, apenas alguns moletons velhos) e uma esteira. Algumas escolas de ioga fornecem tapetes de ioga.
Você pode facilmente fazer algumas lições e praticar ioga em casa, mas um dos maiores motivadores para qualquer programa de exercícios é fazer parte de um grupo, compartilhando conhecimento uns com os outros e pressionando outro para realmente dedicar o tempo e energia necessários.
Que mais pode fazer além do Yoga para emagrecer?
Na minha singela opinião, sempre que tiver oportunidade numa primeira fase, tente fazer uso de tratamentos tais como o Phenq que sendo um tratamento de origem natural não possui contraindicações, e mesmo assim é realmente infalível.
Podem ver a minha opinião mais aprofundada sobre este tratamento na minha Resenha do Phenq.