Eu não tenho muita paciência para produtos farmacêuticos – especialmente para aqueles associados à perda de peso, mas há um medicamento que recebeu recentemente a aprovação da FDA nos Estados Unidos, equivalente ao Infarmed em Portugal ou Anvisa no Brasil.
Então eu pensei em fazer um pouco de pesquisa e descobrir de que se trata todo esse alarido. Aqui está o que eu descobri – no dia em que o painel da FDA votou 20 a 2 a favor da aprovação, as ações da fabricante saltaram 98%.
Isso é ótimo, não é?
Aprovação da FDA significa que é seguro e faz o que afirma que vai fazer – não é? E isso tem que ser uma boa notícia para as pessoas que lutam para perder peso – não é?
Uma das coisas que a maioria das pessoas não sabe sobre soluções farmacêuticas é que todas as drogas têm efeitos colaterais. O que significa aprovação é que os benefícios superam os efeitos colaterais.
Às vezes, os efeitos colaterais dos medicamentos são bastante graves, mas se a droga significa a diferença entre a vida e a morte, os efeitos colaterais graves podem ser tolerados.
Se é uma preparação sem receita médica disponível, então a tolerância ao efeito colateral é muito menor – em teoria, pelo menos.
Então, como este novo medicamento funciona e vai realmente ajudar você a perder peso? O novo medicamento contém as drogas velhas phentermine e topiramato.
Phentermine
Phentermine era parte de uma droga de dieta comercializada na década de 1980, mas foi retirada porque danificava as válvulas cardíacas. Funciona como anfetaminas e suprime o apetite.
Tem dois efeitos colaterais significativos – taquicardia e pressão arterial elevada.
Curiosamente, o FDA está preocupado com o risco de coração com fentermina e está olhando para a possibilidade de mais estudos – mas estes só serão necessários após a aprovação e não antes.
A segurança me parece estar em segundo plano quando há milhões de euros esperando para serem feitos.
Curiosamente, o efeito supressor do apetite de fentermina dura apenas algumas semanas, então o problema será impedir que as pessoas aumentem a dose quando isso acontecer. Especialmente se eles gostaram de ver os quilos caírem sem esforço.
Aumento da dosagem significa aumento do risco. Mas não vamos ignorar a outra droga – topiramato.
Topiramato
Aqui estão alguns dos efeitos secundários listados: Depressão, confusão, dor torácica, perda de memória, dificuldade em respirar, problemas de concentração, alucinações, dificuldade em falar, desmaios, alterações de humor, paranóia, fadiga, dificuldade de visão e dor ocular, vontade de dormir, trombose venosa profunda, suicídio, hiperglicemia, cálculos renais e reações alérgicas.
42% das pessoas que tomam esta droga relataram problemas cognitivos ou mentais.
A nova droga em si parece estar causando sérias preocupações relacionadas a problemas cardiovasculares (assim como a maioria das outras drogas miraculosas para perda de peso que tiveram que ser retiradas) e também possíveis defeitos congênitos (fissura labial e fissura palatina).
A solução para isso, sugerida pelos fabricantes, é um controle de natalidade adequado! Então está tudo bem até agora. Mas quando olhamos um pouco mais para isso, começamos a ver algo mais do que uma droga maravilhosa que abençoará a humanidade.
FDA – analisando as propostas Antes da votação, a FDA preparou um documento de 161 páginas que defendia os benefícios do novo medicamento e recomendava enfaticamente a aprovação.
A FDA, a propósito, recebe a maior parte do financiamento da indústria farmacêutica.
Isso não é como deixar a fraternidade criminosa administrar o Sistema de Justiça? Parece que a sabedoria, e a segurança daqueles que a FDA deveria proteger (o povo americano), ficam de lado na tentativa desesperada da FDA de encontrar uma solução fácil para a epidemia de obesidade que o mundo está sofrendo.
Claro, que para a mentalidade médica, a única solução é farmacológica. Não importa incentivar as pessoas a fazer algo simples e seguro, como comer um pouco menos e se exercitar um pouco mais.
O problema, ao que parece, é que não há concorrência para essa nova droga, então todos que querem continuar a comer e não fazem mudanças em seu estilo de vida veem isso como uma opção fácil. Todo mundo vai querer isso. Todo mundo quer a opção fácil.
Mesmo que seja necessária uma receita, ela estará disponível sem fontes da internet e os fabricantes ganharão bilhões de dólares.
Esta droga, se aprovada, provavelmente seria prescrita para milhões ou dezenas de milhões de pessoas, disse o Dr. Michael Lauer, diretor da divisão de ciências cardiovasculares do National Institutes of Health.
O Dr. Lauer votou contra a aprovação deste medicamento em 2010, e foi um dos dois que votaram contra recentemente.
Ele também diz: Não podemos presumir que só porque uma droga reduz peso e melhora alguns biomarcadores que ela será segura, muito menos benéfica.
Preocupações sérias de segurança
O consenso esmagador (fora da FDA, é claro) é que existem problemas cardiovasculares potencialmente graves. Com esta droga e precisa de um exame muito mais rigoroso. Esse exame deve ocorrer antes da aprovação e não depois.
Mas a busca desesperada por uma solução mágica para um problema de estilo de vida vai garantir que os lucros se sobreponham à segurança e os únicos que sofrerão são aqueles que confiam em seus médicos e estão desesperados por ajuda com esse problema.
Há alguma alternativa natural ao phentermine e topiramato para emagrecimento?
Felizmente sim, sempre que possível deve fazer uso de produtos tais como o Phenq que sendo um tratamento sem receita médica não possui contra indicações, e mesmo assim é verdadeiramente eficaz. Podem ver a minha opinião mais concreta sobre este tratamento na minha Resenha do Phenq.